top of page

Praticando o Desapego!

Estamos a 13 dias do Natal e nesta época costumamos nos empolgar nas compras, não é mesmo?! Geralmente queremos pelo menos um look novo para a festa de Natal e outro para o Réveillon... Mas, em tempos de crise, talvez tenhamos que nos adaptar e repensar o que de fato é necessário comprar. Será que não tenho nenhum look que pode ser adaptado ou renovado para estas festas?


Será que não tem nenhuma blusinha que pode ser customizada para combinar com uma saia linda que usou poucas vezes? Um vestido usado uma vez em uma situação específica e arquivado lá no fundo do armário?

Fonte: OMO

Eu particularmente procuro aproveitar este período de festas para reorganizar minhas coisas e praticar o desapego, ainda mais que estou num processo de emagrecimento, muita coisa não serve mais e nem quero mais voltar a usá-las. Pois bem, que tal praticar o desapego?


Muitas vezes nosso guarda-roupas armazena surpresas que nem nós mesmos acreditamos. Tirar tudo de dentro e reorganizá-lo, poderá ajudá-la a separar o que usa sempre, do que usa as vezes ou que nunca usa.


Mas nem todo mundo tem facilidade para organizar coisas, por isso aqui vão algumas dicas simples para colocar seu guarda-roupas em ordem e ainda se desapegar das coisas que não usa mais.


1º Categorize suas roupas, pode ser pelo uso ou tempo de vida. Geralmente uma peça que não foi usada no último ano, não será usada no próximo. Se a peça está muito surrada e nem com uma customização conseguirá ganhar vida nova, esta é uma das que devem sair de seu armário.


2º Separou tudo? Avalie, se as peças que escolheu para ficar, estão em perfeito estado, se ainda lhe servem, ou se precisam ser lavadas ou consertadas. Neste momento é bom ter um espelho por perto, para provar e avaliar se ainda lhe caem bem, se combinam com seu atual estilo de vida e se precisam de algum reparo. Fazendo isso, algumas peças ainda poderão ir para a pilha das peças que devem sair de seu armário.


3º Do que ficou, tem algo que você gosta muito, mas por alguma razão não têm usado? As veze é aquela camiseta que está muito larga, ou uma jaqueta jeans que de tanto usar está super “batida”. Enfim... agora é a hora de identificar o que pode ser reciclado/customizado e se tornar uma peça novinha para uma das festas.

4º Agora é a hora de organizar o armário, para isso você poderá fazer categorizando-as por paleta de cores, ocasião (festa, trabalho, praia, pijamas...), por tipo (camisas, calças, jeans, vestidos...) ou por looks.


5º Depois de organizado, faça uma lista das peças que faltam para compor algum look.

Geralmente um guarda-roupa ideal deve ter 50% das roupas para o trabalho, 25% para o lazer e esportes, 15% para vida social e 10% para ficar em casa, nesta categoria incluem-se as roupas de dormir.


Lembre-se: ser chique não é ter uma roupa diferente por dia, e sim ter peças chave que possam combinar o máximo com tudo que você tem no armário. E, quando for às compras, compre somente o necessário.


Use e abuse dos acessórios para dar vida aos seus looks. Muitas vezes uma mesma t-shirt básica pode ficar super diferente com a combinação de um acessório.


Aquilo que for desapegar, pode ser doado, vendido em brechós ou mesmo trocado com algumas amigas!!


Pratique o desapego!!!!


Bjs

Taísa


bottom of page