top of page

Verão, Sol e Protetor Solar

“Vem chegando o verão

O calor no coração

Essa magia colorida São coisas da vida...

Não demora muito agora Toda de bundinha de fora Top less na areia,

Virando sereia” (Marina Lima)

Vem chegando o verão, e em minha opinião, é a estação mais linda do ano. Fala sério, sol, praia, piscina... Tudo parece ter o colorido perfeito, ficamos mais alegres e dispostos para atividades outdoor.


Não podermos esquecer de um cuidado essencial, o protetor solar. É claro que ele é um item fundamental de todos os dias, independente da estação, pois ajuda a evitar problemas de saúde, como por exemplo o câncer de pele, o envelhecimento precoce da pele e as queimaduras. Mas é, claro que no verão, sol forte, combinada com as altas temperaturas do Brasil, os cuidados devem ser ainda maiores.


E aí vêm aquelas duvidas, qual fator de proteção solar (FPS) escolher? Como usar? Qual marca? Quem já conseguiu seu queridinho com certeza já está com ele na bolsa e o leva para todos os lugares, mas diante de tantos produtos disponíveis no mercado e vários lançamentos, o que levar em conta na hora de comprar seu protetor?


Eu, possuo pele bem clara e com sardas, que com a exposição direta ao sol em poucos minutos fico toda vermelha. Por isso já experimentei diversas marcas e hoje tenho sim, os meus queridinhos que não dispenso nunca!


Como sempre fico mais de 20 dias na praia durante o verão e minha pele é muito clara, prefiro me proteger do sol e, voltar das férias com um bronzeado bacana, protegida e sem manchas.


Costumo usar um com fator 70 FPS da Neutrogena no rosto em boa parte do corpo. Nas pernas passo um outro com fator 50, neste caso opto pela marca Nivea, que também gosto muito. Além destas já usei e gostei das marcas L’oreal e Minesol da Roche.


A Tá, como tem a pele mais morena e bronzeia com mais facilidade usar produtos com menor fator de proteção, mas como no rosto a pele dela é oleosa, costuma usar protetores específicos para seu tipo de pele, neste caso, os em gel são os melhores. Uma das marcas que ela gosta é O Boticário com fator de proteção 60, aliado ao uso de um boné ou chapéu de praia. No corpo usa protetores com 30 FPS, nas marcas Cenoura e Bronze ou Sundown e, às vezes, o bronzeador da Australian Gold, com o mesmo fator de proteção.


Fiquem ligadas em algumas dicas!

  • Para o rosto e para o corpo. Nem sempre o protetor solar para o corpo é o mesmo para o rosto. Os dermatologistas indicam protetores mais leves e livres de óleo (oil free) para o rosto, como o caso da Tá, que contei agora pouco.

  • Textura do protetor solar. Creme, fluido, gel? Oil free? Quem possui pele oleosa, mista e/ou tendência para ter acne, deve escolher opções mais leves (fluido ou gel) e não comedogênicos (livres de óleo).

  • Protetor com Repelentes. Em algumas praias, é necessário associar o uso do repelente ao do protetor. Nestes casos, existem produtos que já fazem as duas funções. Procure o que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

  • Uso diário. Muitas pessoas usam protetor solar só no verão e/ou quando vão à praia ou à piscina, mas os raios nocivos do sol são prejudiciais em qualquer em qualquer época do ano, mesmo nos dias nublados.

  • Manchas na pele. Lembre-se que algumas manchas, rugas e veias vermelhas na pele podem ser atribuídas à exposição ao sol sem proteção. Por isso fique atenta se está usando o fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.

  • Escolha do FPS adequado. Normalmente, o FPS 30 é adequado para a maioria das pessoas. Mas é melhor usar um FPS muito alto, do que um baixo demais para seu tipo de pele. Outro aspecto importante é usar um protetor amplo espectro (proteção contra UVA e contra UVB) todos os dias.

  • Aplicação. A recomendação é que o protetor seja reaplicado a cada duas horas. Muitas pessoas possuem o costume de usar um protetor solar com o FPS alto e achar que não precisa de reaplicação. Ou, então, querem economizar o protetor solar e não fazem a reaplicação. E, até mesmo, por simplesmente esquecer. Esse é um dos erros mais comuns quando se trata do uso de protetor solar. Lembre-se que se houver entrada em água ou muito suor, o protetor precisa ser reaplicado com mais frequência ainda

Passar o protetor e ir imediatamente para o sol? Não!!!! O Correto é aplica-lo de 15-30 minutos antes da exposição e nunca se esqueçam, nenhum protetor solar bloqueia 100% dos raios solares. Use protetor solar, reaplique. Usar protetor solar não significa poder “esturricar” no sol.


Até a próxima!!

Bjs

bottom of page