top of page

Ter estilo também é ser consciente!


Alguma vez você já se perguntou de onde veio a roupa, o cosmético ou o sapato que você usa? Quantas pessoas foram necessárias para produzir aquela bolsa que você ama? Ou quais os recursos naturais necessários para que o seu BB Cream estivesse a sua disposição em sua loja preferida? E ainda, para onde vão as embalagens e/ou o sapato que chegou ao fim de sua vida útil?


Pois bem, normalmente não pensamos sobre isso, acabamos sendo levadas pela emoção proporcionada pelo ato da compra, e sequer refletimos sobre os impactos de nossas escolhas.

Há alguns anos atrás, em 1969, a Coca Cola desenvolveu um estudo chamado “análise de ciclo de vida”. Nesta época, seu objetivo era entender qual a melhor alternativa do ponto de vista ambiental para a substituição da embalagem de vidro usada no acondicionamento de bebidas, por outra alternativa, dentre elas o plástico, que posteriormente foi utilizado na substituição das garrafas de vidro.


Para chegar a esta conclusão foi preciso estudar todas as etapas produtivas envolvidas até o produto final, além disso quais os impactos ambientais, desde a extração de todas as matérias primas necessárias para o seu desenvolvimento, passando pelas etapas de processamento, produção, distribuição, venda, consumo e descarte do bem no final de sua vida. Na ocasião, a melhor alternativa era o plástico.


Estes estudos ajudam no processo de inovação e melhoria contínua de processos, produtos e serviços, de forma a minimizar todos os impactos sociais e ambientais inerentes a estes processos e ainda assegurar competitividade e a sobrevivência econômica das empresas.


Você já parou para pensar sobre isso? Que para termos qualquer um dos produtos que falamos acima, são necessárias várias matérias primas, muitas pessoas são envolvidas em cada uma das etapas, além de um sistema logístico, energia e água presente em cada uma das etapas?



Um dos impactos mais comuns na cadeia produtiva da moda, é o trabalho degradante ou análogo ao escravo. Várias vezes somos surpreendidas por notícias da existência deste tipo de problema na cadeia produtiva de grandes marcas chamadas de “fast fashion”. Outro tema muito bastante polêmico é a realização de testes de cosméticos em animais.


Enfim, ter um comportamento mais sustentável não é apenas comprar produtos orgânicos, dar a destinação correta para os resíduos ou ainda, dar uma outra utilidade para aquilo que não usamos mais. Tudo isso é muito importante sim, mas também precisamos pensar sobre todas as etapas da cadeia produtiva e do seu ciclo de vida, pois muitas vezes os reais impactos estão em etapas muito anteriores ao da venda.


Considerar estes potenciais impactos na decisão pela compra, estimula que os fabricantes impulsionem sua cadeia para que sejam mais sustentáveis, consumam menos matérias primas, gerem menos impactos, respeitem as pessoas e comunidades envolvidas e ainda, nos entregue produtos melhores.


Pense nisso!


Beijos

bottom of page