top of page

O outono está chegando…

O verão está quase acabado, temos pouco mais de um mês para iniciar os preparativos da nova temporada, o outono.


Apesar das mudanças climáticas, o outono, costuma ser caracterizado pela troca das folhas das árvores, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas, e a temperatura começa a esfriar, indicando que o inverno está se aproximando.


Por conta disso, as coleções trazem cores e tendências para as duas estações. Você já deve ter reparado a mudança de algumas vitrines, em especial de lojas “fast fashion”, algumas tendências de 2015 continuam e alta, outras vêm repaginadas e com uma pitada de novidade.


A paleta de cores para este ano, segundo a Pantone, transitará por tons mais neutros como verde, cinza, bege e azul para tons mais quentes como o vermelho queimado, tendo o tom “marsala” como uma das principais cores desta estação, laranja, amarelo e roxo.


Muitas cores virão em tons pastel dando uma nuances de cores mais forte e mais assertiva. E os tons metálicos serão combinados com luz ou textura, adicionando movimento e efeito.


Já os looks transitarão por ícones dos anos 70 com as icônicas calças boca de sino, os vestidos florais, peças em couro, estampas tribais, étnicos, gypsy e boho peruanas e, anos 80 com cores marcantes (laranja, amarelo, vinil) e as franjas que fizeram sucesso neste verão e continuam no outono, dando movimento aos looks.


Foto: Catálogo Lanidor

As composições minimalistas serão marcadas com tons de bege, nude, azul marinho, além do branco e preto. E a influência militar presente nos tons de verde e marrom continua forte nas coleções, em especial nas peças alfaiataria mais sexy, apresentado em casacos de oficial, coletes, blazers e shorts. Assim como os looks com estilo unissex.


Foto: Catálogo Lanidor

Sem ser vulgar a transparência aparece combinada a estampas florais vintage, bordados handmade, bem como em looks monocromáticos e glam rock, tornando-se sexy e cool.


A pantacourt sai do verão e continua no outono e no inverno, agora com a possibilidade de cobrir ou disfarçar os tornozelos com meias e botas. As mais baixas devem optar por combinações monocromáticas, entre a calça, sapatos e meias, e cortes mais retos e não tão largos.


As sobreposições e as formas geométricas vêm com tudo. Não será nada estranho o uso de vestidos como túnicas, assimetria em peças de alfaiataria, decotes e barras.


Fontes:

Sebrae Mercados

Revista L´officiel nº 38

Pantone



bottom of page