top of page

Os diferentes tipos de corpos femininos: como realçar sua beleza natural

Você já deve ter ouvido falar que existem alguns padrões para o formato do corpo feminino, mas você sabe quais são? E, como informação pode ajudar? Será que precisamos categorizar os tipos de corpos das mulheres?

Ao longo da história observamos uma constante mudança dos padrões de beleza a partir do tipo de corpo feminino. Nas sociedades Egípcias (até os anos 1069 a.C) o padrão era de mulheres magras, com cintura alta e os ombros magros, já na Grécia Antiga (até 300 a.C), eram os corpos com grandes proporções e roliços. Na Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C), na China, esperava-se que as mulheres fossem magras, com a pele pálida, cabelo preto longo, lábios vermelhos, dentes brancos e pés pequenos, característica esta que permaneceu por muitos anos.

Vejam o vídeo com mais detalhes de todas as mudanças que aconteceram até a atualidade.

Apesar dos padrões de beleza, o corpo feminino costuma apresentar características similares, embora, cada pessoa é um ser singular, conhecer melhor seu tipo de corpo pode lhe ajudar a disfarçar ou enfatizar alguma característica sua.

Vejam alguns dos tipos de corpos mais comuns:

Pêra – o corpo com este formato apresenta ombros com medidas menores que os quadris. Para este tipo de corpo recomenda-se tentar equilibrar as proporções e chamar a atenção para a região superior. Aposte em blusas chamativas, colares, lenços, casacos com ombreiras, e cores na parte de cima. Já na parte inferior, procure peças com cores mais escuras, cortes retos. Aposte nos saltos para alonga a silhueta, blusas que deixe seus braços a mostra, bolsas alças curtas e cintos para marcar a cintura. Estes detalhes ajudarão a dar uma ilusão de ótica e trarão maior destaque para a região do colo. Evite cinto na região dos quadris, bolsos volumosos, bolsa tiracolo, camisas com punhos chamativos, calças e saias muito justos.

Ampulheta – este tipo de corpo é caracterizado pelas proporções simétricas entre os ombros e quadris, que enfatizam as curvas e cintura fina. Para valorizá-lo procure peças que enfatizem suas curvas, bem como calças com padronagem risca de giz e saias com a bainha abaixo do joelho, pois ajudam a alongar a silhueta. O cinto é o grande aliado deste tipo de corpo, pois marca a cintura e ajuda a enfatizar as curvas. Evite peças muito largas ou coladas demais, casacos sem a cintura marcada, blusas curtas.

Retângulo – caracterizado pela ausência de curvas e proporções similares entre ombros, cintura e quadris. Para este tipo de corpo vale aposta em peças bastante femininas e que desviem a atenção da cintura. Abuse de decotes, babados, pregas, colares para dar destaque ao colo. Cintos e faixas também ajudam a dar a impressão de cintura. As saias podem ser evasês e as calças com bolsos pois ajudarão a dar a impressão de que a cintura é mais fina. Evite estampas exageradas, roupas muito largas, calcas com cós alto ou cintura larga, golas altas.

Triângulo Invertido – Neste tipo, a maior proporção está na parte superior. Os ombros são mais largos que os quadris e a cintura tende a ser mais reta, pernas longas e finas. Este tipo é o oposto do corpo tipo Pêra, desta forma deve-se suavizar a parte superior e dar mais volume na inferior para gerar equilíbrio. Na parte superior use cores neutras, tecidos leves e soltos e blusas com decotes profundos. Abuse de saias, vestidos e bermudas para destacar as pernas. Calças com bolsos e saias evasês também são uma boa aposta. Nos pés pode aproveitar de sapatilhas com detalhes pois chamarão atenção para os pés. Evite blusas com bolsos aparentes, babados, gola canoa, ombreiras, calças leggings e skinny.

Oval – Caracterizado pelo corpo com tronco maior, cintura maior que os ombros e quadris e pescoço largo. É preciso suavizar a silhueta e para isso usar peças que destaquem as partes mais finas de seu corpo, como rosto e pernas, e ainda, marcar a cintura. Padronagens verticais, camisas e blusas abertas e decote “ajudam a alongar a silhueta, bem como saias e vestidos na altura dos joelhos. Evite gola alta, e roupas muito fechadas. Sapatos scarpim e e peep-toe ajudam a alongar a silhueta. Evite brilhos e texturas, saias rodadas, roupas volumosas, bolsos e botões grandes e colares curtos.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a beleza feminina, valorize suas características e viva a diversidade!!

Até a próxima!

Taísa e Carol

bottom of page